
"As hortas urbanas, outrora uma presença dominante na paisagem sofreram um período de abandono que culminou na perda de solos para urbanização. Hoje as hortas parecem recuperar algum espaço na cidade, podendo adquirir um papel importante como apoio a rendimentos familiares, alternativas alimentares e preservação de saberes e sabores. José Mariano, 38 anos, professor de Biologia-Geologia, formador na Agrobio e membro da Associação Colher para Semear, fala-nos da sua experiência e visão como hortelão-amador, sobre as hortas urbanas num contexto passado e actual."
Este é o mote inicial que situa a entrevista com José Mariano, para o Espaço Sociofonia do Programa de Rádio "Vidas Alternativas". De toda a longa e rica entrevista podem ouvir-se aqui várias partes onde está patente uma preocupação com a preservação das variedades locais e a transmissão do "saber-fazer".
Para entrar no programa de rádio e fazer download clicar aqui:
Vidas Alternativas
Citando a sinopse do programa: "O espaço da Sociofonia escolhe desta vez abordar a realidade social e humana de uma forma completamente transversal. Ambiente, qualidade de vida, consumo, organização e planeamento urbano, gestão de recursos aquíferos, abastecimentos, alimentação saudável. Onde cabe tudo isto? Nas hortas urbanas! Paula Tavares entrevista José Mariano da associação Colher para Semear. Ele é professor de Biologia/Geologia e agricultor de uma horta urbana completamente biológica. O recrudescimento desta prática antiga nos novos moldes do mundo de hoje. A realidade da horta na cidade com implicações holistas (aos 4’10”)."
Sem comentários:
Enviar um comentário