segunda-feira, 7 de julho de 2008

"À volta das aldeias..."

na Casa da Horta, Associação Cultural, Porto
8 a 27 de Julho

Entrada gratuita

"Cada vez mais se houve falar em desertificação. Talvez a mais grave seja a desertificação de aldeias e vilas do interior de Portugal. Fecham-se escolas primárias, os jovens partem para as cidades mais próximas, os apoios escassam, é difícil resistir.

O desenvolvimento local e sustentável das aldeias é urgente, porque anima a população local, cria postos de trabalho, evidencia potencialidades e colmata necessidades do local, ao mesmo tempo que o faz de uma forma sustentada, mantendo zonas verdes e selvagens.

Felizmente, também cada vez mais se houve falar em projectos e associações que põem em prática esse desenvolvimento. Sejam eles projectos levados a cabo por jovens locais (como a ALDEIA) ou por jovens lisboetas que foram da cidade para o campo (como o Centro de Convergência). Também há os que há volta das artes, animam a região, como o Centro de Residências Artísticas de Nodar e o Teatro da Serra de Montemuro. Há associações mais específicas, como a AEPGA, com um trabalho bastante importante na preservação do património cultural e natural mirandês. E há aqueles que embora fiquem por pouco tempo, pretendem Criar Raízes.

Todos os colectivos referidos vêm ao Porto apresentar o seu trabalho, debater a revitalização das aldeias rurais, mostrar os seus produtos. A par, apresentamos um ciclo de documentários sobre aldeias, pastores, moinhos e objectos do quotidiano rural, assim como uma exposição de fotografias de aldeias à volta do rio Paiva.

A Casa da Horta pretende com esta programação para o mês de Julho, que nos inspiremos, estejamos nós a viver na baixa de uma grande cidade, numa aldeia do interior, ou nos subúrbios de um meio urbano. Estão todos/as convidados/as!"

Organização:
Casa da Horta – Associação Cultural
Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
www.casadahorta.pegada.net
casadahorta@pegada.net
Tel.: 222024123 / 937267541

Sem comentários: